DETECTOR DE FAÍSCAS

 

Todos os anos inúmeras pessoas ficam feridas ou até mesmo morrem em razão de incêndios e explosões industriais.
Anualmente as indústrias de processamento em todo o mundo perdem milhões em prejuízos causados por incêndios e explosões.
Em oposição aos meios de proteção puramente reativos, é possível implementar medidas proativas para prevenir incêndios e explosões. Um layout de processo inteligente bem como a conservação da limpeza na linha de processamento são exemplos de medidas proativas. A instalação de um sistema para detecção e extinção de faíscas também é uma alternativa.

O Princípio do Sistema de Detecção de Faíscas

 

Um sistema de detecção de faíscas é composto por um detector que identifica partículas perigosas (fontes de ignição) no fluxo de processo. Assim que uma partícula é detectada, o sistema de extinção é acionado automaticamente em milissegundos, desta forma se extingue a partícula antes que ela possa criar um incêndio ou explosão.

O sistema de detecção e extinção é controlado por uma central. Este sistema proativo de eliminação de fontes de ignição é o motivo dos sistemas serem denominados “sistemas de prevenção”.

A instalação do sistema de detecção de faíscas pode evitar um alto prejuízo causado por incêndios ou explosões. Ao combinar uma tecnologia única e patenteada com 40 anos de pesquisa e atuação na indústria de processamento, oferecemos soluções para segurança que minimizam o risco de falsos alarmes e mantém o processo de produção sem interrupções.

6371
6373

Temperatura de ignição e nível de energia

 

Pesquisas científicas mostram qual o ponto de ignição dos diferentes combustíveis, considerando a temperatura e os níveis de energia. Para ser considerado adequado,um sistema de detecção de faíscas deve detectar fontes de ignição baseando-se nessas pesquisas.

Materiais diferentes possuem diferentes temperaturas de ignição (MIT – Minimum Ignition Temperature) e diferentes níveis mínimos de energia para ignição (MIE – Minimum Ignition Energies). Apenas quando os dois níveis são ultrapassados a ignição pode ocorrer.

A expressão “sistemas de detecção de faíscas” pode ser enganosa; alguém pode acreditar que faíscas são a única causa de incêndios e explosões industriais. Uma faísca pode ter uma temperatura muito alta, podendo até mesmo ultrapassar os 1000°C. Porém, uma faísca usualmente contém uma quantidade de energia muito baixa, isto é, insuficiente para gerar um incêndio ou explosão.

Em muitos casos uma pequena peça sobreaquecida pode conter mais energia. Este material sobreaquecido tem uma probabilidade maior de gerar um incêndio em comparação com uma faísca.

APROVEITE NOSSA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS.

 
Fale conosco