Demanda por gestores de projetos cresce no Brasil, entenda a carreira

Com um mundo tão dinâmico, com muitas tecnologias, direcionamentos e informações novas constantemente, o gestor de projeto ganhou destaque.

Como sabemos desta informação? De acordo com o Project Management Institute (PMI), até 2027 o mundo demandará de 87, 7 milhões de profissionais trabalhando com gestão de projetos, uma crescente de 33% da área.

Um exemplo que concretiza este dado são as quantidades exorbitantes de vagas. O número de oportunidades para trabalhar com gestão de projetos no Brasil não para de crescer.

Qualquer pessoa que trabalhe ou queira seguir uma carreira em gerenciamento de projetos descobre que existe um mercado vasto e intenso no momento. Várias empresas estão procurando gerentes de projeto qualificados.

Mas afinal, você sabe qual o escopo e contexto de um gerente de projetos? Então fique atento a este artigo.

Atuação do gestor de projetos

Geralmente, para se manterem competitivas e eficientes, os profissionais de gestão auxiliam empresas a alinhar seus objetivos com pilares fundamentais: tempo e dinheiro.

Na prática, o profissional se depara com o enorme desafio de gerenciar pessoas e tarefas dentro de um orçamento que foi antecipado por tempo – seja pela realização da atividade ou pelo retorno financeiro.

Para que esse profissional tome uma ação decisiva, a empresa precisa definir em seu escopo que tipo de projeto: sequencial ou único. Projetos em andamento são comuns e necessários para o bom funcionamento de uma organização, mas requerem atenção especial.

Por outro lado, projetos pontuais são operações temporárias que exigem mais esforço para serem entregues em um curto período.

Esses projetos também podem acontecer apenas uma vez, como a implantação de uma nova marca ou produto no mercado. o que gera ainda mais demanda de trabalho ao gestor, algo positivo para o mercado. 

Gestão é profissão do futuro

Com um campo de atuação tão amplo, as competências desse profissional podem ser importantes para os mais diversos setores, incluindo administração, finanças, vendas, recursos humanos, marketing e até órgãos públicos.

Além de gerenciar pessoas, tarefas e financiamento, os profissionais de gerenciamento de projetos também precisam ser criativos e coordenados.

As empresas em todo o Brasil estão investindo menos à medida que os mercados e a economia do país mudam e a confiança do consumidor continua a flutuar, por isso é importante ser um profissional que se reinvente, para ganhar ainda mais destaque.

Cabe também a esse profissional encontrar a melhor alternativa na nova conjuntura econômica, já que todo o escopo operacional é baseado apenas em um budget nem sempre tão grande. 

Ter um único profissional especializado e focado em projetos auxilia ainda mais na clareza das entregas e na análise de relatórios de forma assertiva.

Certificação PMI

Conhecer esta sigla é o primeiro passo para obter a certificação e garantir o seu desenvolvimento profissional na gestão de projetos. Então, é importante entender que é um conjunto de certificados organizado pelo Corporate Project Management Institute (PMI).

Nada mais é do que uma associação e líder mundial para todos que acreditam que as habilidades de gerenciamento de projetos, programas e portfólios são essenciais para melhor exercer sua profissão em qualquer campo.

O Project Management Institute trabalha por meio de colaboração, educação e pesquisa para treinar mais de 3 milhões de profissionais em todo o mundo, usando conceitos de economia de projetos.

O que você precisa saber é que essa é uma tendência crescente na economia, empregos, indivíduos e sua organização são levados em consideração em cada projeto.

O PMI também valoriza a otimização do sucesso organizacional e a crescente maturidade da profissão de gerenciamento de projetos. Portanto, a certificação PMI é a principal certificação para quem pretende se tornar gerente de projetos no mundo atual.

Related posts