Stakeholders: Qual a importância na gestão de projetos?

O que são stakeholders?

No mundo da gestão de projetos existem inúmeros termos que estão sempre presentes em relatórios e artigos, mas nem todos sabem o que significam.

Stakeholders é um deles. Quem já está habituado a conviver nesse nicho pode não saber a tradução literal, porém já está acostumado com a presença dessas pessoas em seu meio.

Afinal, o que são esses stakeholders?

Para descomplicar o termo, stakeholders são pessoas que têm interesse na gestão de empresas ou na gestão de projetos, como é o caso da Techna.

Foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman, em 1963.

Esse termo é utilizado mesmo que essas pessoas não tenham feito investimento algum nos projetos. De acordo com Freeman, a definição se refere a “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.

Quem são os stakeholders?

Existem várias empresas e pessoas que podem se tornar partes interessadas em um projeto, desde as equipes internas e acionistas participantes do projeto, até o governo, concorrência, mídia profissional e organizações não governamentais.

Nessa perspectiva, os stakeholders são diferenciados de outros colaboradores no projeto por conta de quatro fatores básicos: sociologia, economia, política e ética.

Qual a influência dos stakeholders?

Cada stakeholder tem um grau de influência diferente na empresa, por isso é necessário entender quem são esses stakeholders, principalmente para ajustar as expectativas e saber como lidar com cada um deles.

Nessas ocasiões, é muito importante negociar para promover ativamente o consenso a fim de tornar o projeto um sucesso.

Podemos dizer que existem dois tipos de stakeholders: primários e secundários.

Entretanto, não pense que apenas os acionistas proponentes ou investidores se enquadram nesta categoria principal.

As principais partes interessadas também incluem aqueles que afetam diretamente a empresa ou seus projetos, como parceiros, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários.

Um adendo também é quando o projeto é algo que envolve toda a comunidade, essa categoria e os órgãos responsáveis viram as principais peças-chaves da influência dos stakeholders.

 Por que fazer gestão de stakeholders?

No gerenciamento das partes interessadas, é muito importante entender quem é a pessoa-chave e quem pode influenciar o sucesso do projeto em todos os aspectos e até mesmo no cronograma do projeto.

Uma gestão eficaz das partes interessadas traz um aspecto importante para o bom funcionamento e cumprimento das metas e resultados do processo.

A partir da especificação do escopo do projeto, é interessante que os gestores tentem fundir e identificar os principais stakeholders.

Com isso, é preciso estabelecer um relacionamento positivo com as partes interessadas do projeto, sendo isso um dos maiores desafios que os gerentes regionais enfrentam.

Mas por quê? Caso não estabeleça um relacionamento positivo com todo o pessoal influente, o projeto terá um ambiente que não será favorável para a implementação de seus planejamentos e sucesso do projeto.

O sucesso nasce da proatividade dos stakeholders

Os stakeholders ganharam um espaço imenso nas organizações. Sobretudo, porque as empresas começaram a ter noção da importância do gerenciamento dessas partes interessadas.

A gestão nesta área inclui a determinação clara de como cada pessoa envolvida no projeto – clientes, governos, fornecedores, organizações não governamentais – será afetada e afetará a direção da estabilidade da gestão de projetos.

Portanto, podemos afirmar que quanto mais madura for a gestão dos stakeholders do projeto, mais proativa será o estabelecimento de relações de equipe, respeito mútuo e mecanismos para promover o sucesso do projeto.

Mesmo que uma empresa ofereça uma política bem estruturada de participação e ação, não significa que não será afetada por crises de reputação e imagem. O comportamento dos indivíduos que compõem a empresa nunca pode ser totalmente controlado.

Portanto, quando a transparência e o bom relacionamento entre os grupos envolvidos no projeto tornam-se especialmente necessários, sendo assim a gestão eficaz dos stakeholders se insere ainda mais como ferramenta fundamental.

Nesse caso, o processo de análise das stakeholders é uma etapa básica para promover a gestão departamental.

A análise inclui investigação sistemática e pesquisa analítica sobre os dados dos objetivos, interesses e preferências das partes relevantes para mapear os riscos e as necessidades de comunicação do projeto.

Com essa estratégia, o gestor consegue adquirir um bom conhecimento de quem está contextualizado no processo de gerenciamento, resultando no entendimento das metas e interesses de cada stakeholder em relação ao projeto.

Assim, surpresas desagradáveis ​​podem ser previstas e controladas com antecedência, garantindo a eficiência na execução do projeto e os resultados positivos do trabalho.

Estabeleça a gestão de stakeholders de seus projetos de maneira clara e objetiva, contando com auxílio de empresas especializadas em gestão de projetos, tal como a Techna, para obter maior índice de sucesso nos gerenciamentos da sua organização.