Due Diligence: Importância no GP

A Due Diligence é uma das etapas mais importantes no processo de gerenciamentos corporativos.

Essa fase, garante que as empresas envolvidas tenham os dados corretos para tomar decisões robustas e bem estruturadas. Portanto, reduzindo riscos e maximizando os retornos a médio e longo prazo.

Mas o que de fato é o Due Diligence?

Due diligence se refere a diligência prévia, ou seja, no dia a dia corporativo, é tomar medidas prudentes diante de potenciais investimentos na gerência de projetos.

Os objetivos do processo de Due Diligence incluem: analisar documentos, dados contábeis e financeiros para eliminar ou mitigar os riscos envolvidos na operação de aquisição. Ou descobrir informações ocultas sobre um projeto.

Para que serve o processo de Due Diligence?

O processo de Due Diligence se aplica a duas situações básicas de negócios:

-Transações de compra e venda de produtos ou serviços;

-Transações envolvendo fusões, aquisições e parcerias entre entidades corporativas.

Portanto, por exemplo, ao avaliar a viabilidade de adquirir uma empresa, a diligência inclui uma investigação de todos os aspectos relevantes do passado, presente e futuro da empresa ou projeto alvo.

É preciso enfatizar que embora os procedimentos de Due Diligence sejam amplamente utilizados na análise de aquisições de empresas, também são utilizados para verificar a viabilidade de desenvolvimento de novos projetos, contratação de novos fornecedores e estabelecimento de parcerias comerciais.

O objetivo central desses processos é avaliar os riscos e as oportunidades que estão relacionadas aos projetos gerenciados e as aquisições que envolvem esse processo.

A Due Diligence é um processo de coleta de dados sobre as cadeias participantes dos projetos. Independentemente dos tipos de execução que um projeto optar, as diligências prévias permitem às partes da negociação definirem valores, cláusulas contratuais e medidas corretivas com extrema precisão.

Por isso essa prática é tão importante para consolidar a viabilidade do investimento do empresário: todos os riscos, melhores práticas e vantagens serão avaliados, reduzindo assim as chances da empresa de tomar decisões arriscadas.

Um Due Diligence com uma execução bem-feita tornará toda a equipe de stakeholders mais capaz de identificar fatores que podem ser replicados.

 Além disso, proporcionará um amplo conceito da viabilidade do projeto, avaliando como uma ferramenta indispensável para a redução de problemas de gestão operacional.

Etapas da Due Diligence gerencial

No Due Diligence gerencial, a equipe realizará pesquisas sobre as capacidades operacionais da empresa e os riscos, gargalos e boas práticas utilizadas no ambiente corporativo.

A avaliação visa determinar se melhorias são possíveis, os processos que podem ser incorporados, obstáculos operacionais e até mesmo se mais investimentos são necessários.

Em relação aos estágios, geralmente cada etapa possui os seguintes conteúdos:

– Planejamento: Nesta fase, ocorre a definição de escopo, detalhamento dos objetivos, das áreas envolvidas, responsabilidades, cronograma, entre outras atividades;

– Levantamento: Esta etapa é a coleta de informações e dados importantes para a condução da diligência. Basicamente, é a junção de documentos, relatórios, a organização de pesquisas e reuniões.

Avaliação: São avaliados todos os dados e informações coletados. É feita também uma análise de maturidade do projeto.

– Recomendação: Nesta etapa as conclusões são apresentadas, com indicações de melhoria e apresentação de medidas para conter os riscos.

Solução (opcional): se necessária, é entregue uma estruturação do negócio.

Vantagens da Due Diligence

Ao fazer negócios, é sempre importante ter uma perspectiva de médio a longo prazo. Com o Due Diligence os gerentes avaliam os problemas atuais e futuros que enfrentarão ao implementar qualquer projeto existente.

Ao realizar a diligência, as decisões das partes com o gestor de projetos tornam-se mais sensatas. Ademais, devido a esse processo, a partes envolvidas ganham uma visão real e ampla do negócio, incluindo a exposição de fragilidades operacionais.

Se executado corretamente, o processo analisará os riscos associados à transação e terá um conhecimento profundo do que está sendo feito, para que não haja surpresas desagradáveis ​​quando o projeto for concluído.

Conclusão

A complexidade da diligência depende do tamanho do projeto, das restrições de tempo e custo e da disponibilidade de recursos.

É importante entender que um processo executado corretamente protegerá todos os envolvidos em um projeto de uma série de situações indesejáveis ​​e evitará problemas inesperados.

Portanto, é importante que essas questões sejam conduzidas com profissionalismo, com a expertise de empresas multidisciplinar de gerenciamento como a Techna. Aqui, nossos consultores são engajados, sempre com participação essencial do contratante, uma vez que a relação precisa ser transparente.