Mudança no cenário ferroviário brasileiro

A busca pelo aumento na produtividade que envolve projetos ferroviários não é uma atividade nova no meio. O cenário que visa estabelecer projetos para novas construções e incentivos de movimentação da área se modifica há bastante tempo durante a história.

Para se ter ideia, a Estrada de Ferro-Mauá, considerada como a primeira ferrovia brasileira, é de 1845. Ela marca a história do transporte de mercadorias nas regiões brasileiras. Naquela época, a Estrada passara a ser a principal forma de transporte de carga do país.

Com a construção de uma ferrovia com sede no Rio de Janeiro, o país estabeleceu uma nova malha ferroviária em várias regiões.

Esse sucesso ferroviário, com muitos projetos de infraestrutura a todo ‘vapor’ da malha ferroviária perdura até o século XX, quando o setor rodoviário tem um “boom” de investimentos.

Como o investimento pesado nas ferrovias perde o lugar nos trilhos, o novo maior transportador de carga são os caminhões. Por fim, os trens de carga começam a ser abandonados e sucateados.

Esse tipo de desuso e sucateamento da malha ferroviária continua até meados da década de 1990, quando o governo brasileiro reformula um plano para privatizar por meio de concessões de novos projetos de ferrovias brasileiras.

Projetos ferroviários devem ser pensados de outra forma

Com novos incentivos privados em inúmeros projetos ferroviários, uma outra questão ganha destaque nesse planejamento: o gerenciamento de projeto para projetos de infraestrutura ferroviária.

Por quê? Nos anos iniciais, ainda no século XIX e XX, os projetos ferroviários eram, aparentemente, menos complexos e planeados de maneira mais simples.

Entretanto, hoje, o gestor deve pensar que projetos ferroviários têm caráter multidisciplinar e sistêmico, com diversos entroncamentos teóricos, técnicos e práticos.

Atualmente, com inúmeras tecnologias, a ferrovia, da mesma forma, exige que vários subsistemas estejam operando simultaneamente para que o transporte se realize: trens, vias, eletrificação e sinalização.

Quando posto nesse cenário, o principal motivo dos atrasos na maioria dos projetos ferroviários no Brasil é o abandono sistemático das ferrovias.

Por isso, é importante que a gestão de projetos na implementação ferroviária geralmente envolva a definição de metas e objetivos, seus conceitos, a preparação da fundação e implementação do projeto e a implementação e gestão da construção de estradas.

Em cada etapa, há aspectos que precisam ser considerados, o mais importante deles é a questão da desapropriação do campo em que é feito o projeto.

O que significa ter foco sistêmico para produtividade?

Para que o projeto renda ‘bons frutos’ baseados em uma produtividade proativa, a maior parte dos gerentes, deve ter dois focos na gestão de projetos em ferrovias, tendo a estruturação como campo principal:

  • Caráter sistêmico;
  • Controle de custos.

Baseado nessa diferenciação, atualmente, quando observado outros projetos, é frequente notar que os empreendimentos ferroviários resultam em custos maiores que o planejado.

Essa situação pode ter inúmeras causas, como:

  • Descrédito na boa gestão de projetos, calhando em extremo otimismo dos empreendedores sem planejamento técnico;  
  • Desconhecimento de experiência anterior em projetos semelhantes;
  • Falhas na formação de custos;
  • Preços muito alto;
  • Superfaturamento de material e corrupção.

Por isso, é fundamental notar todo o projeto com caráter sistêmico.

Durante a gestão, é necessário que essa característica seja foco para que não se perca os investimentos em ações desnecessárias e ações desnecessárias e que se evite atrasos por conta de desvio de funções ou falta de gerenciamento.

Esse foco deve ser seguido especialmente pela conduta de uma construção estrutural complexa e que se envolve em múltiplas fases dentro de uma concessão.

Projetos ferroviários precisam de visão realista

É interessante controlar despesas e custos para evitar que o projeto pare por falta de recursos. Também é importante informar o gerente responsável sobre projetos semelhantes anteriores. Compreender as dificuldades e a produtividade das implantações anteriores é crucial.

Não dá para acreditar que será concluído em 12 meses, sendo que isso nunca foi implementado em menos de três anos.

O prolongamento do prazo de construção tem levado a um “aumento explosivo” dos custos fixos, o que constitui um grande risco para a indústria ferroviária, além de ser frequente nesse tipo de empreendimento.

Garantia de uma boa gestão de risco

Para a gestão de riscos, é necessário “construir” uma matriz de riscos detalhada, indicando as responsabilidades do proprietário e da empresa contratante, e definindo os responsáveis por cada tipo de risco.

Portanto, a forma de mitigação deve ser definida, utilizando seguro ou autosseguro responsável.

Embora a quantidade de pessoal dependa do tamanho do projeto, deve haver no mínimo quatro gerentes: um é coordenador, um é responsável pela produção, um é responsável pelo projeto e o outro é responsável pelo planejamento e gestão.

‘Boom’ nos projetos ferroviários brasileiros atuais

Neste momento, o Brasil vive uma revolução ferroviária, segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Essa consonância está de acordo com a síntese do primeiro semestre da Secretaria. Segundo informações da concessionária à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), essa situação é caracterizada por avanços estruturais na expansão da malha nacional e aumento no volume de mercadorias transportadas.

Em março, a produção ferroviária da ANTT aumentou 30,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Assim como nos séculos anteriores, esse modelo é apontado como a base para o reequilíbrio da matriz nacional de transportes e ajudar a reduzir os custos de produção e operação, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no exterior.

Programas e aplicativos de gestão em projetos ferroviários

Hoje em dia, os programas e softwares de gestão são fundamentais para empresas de gerenciamentos e projetos de todos os tamanhos.

Aqui, na Techna, desenvolvemos ao longo do ano um software de gestão, com 12 ações internas, focado no gerenciamento de todos os tipos de projetos.

Com o software com essa capacidade, seu desempenho de projeto exige um funcionamento harmônico de todas as suas partes dentro de um planejamento.

Assim como em outros setores, o software de Gestão da Techna está disponível para facilitar o planejamento de uma obra e agilizar as etapas envolvidas em um projeto, como:

Segurança da Informação

Utilizando software de gestão, os projetos podem obter maior segurança em termos de relatórios, documentos e processos, sobretudo em projetos complexos como os ferroviários.

Um único sistema pode centralizar as obrigações legais e financeiras de quase todos os projetos em um banco de dados. Isso facilita bastante para empresas como grandes concessionárias de infraestrutura. O programa de gestão conta ainda com os canais de relacionamento com os clientes contratados para a gestão dos serviços.

Usando este software, o administrador pode gerar um backup ou cópia de backup de todos os dados, e também pode salvar uma cópia de seus dados na nuvem para proteger ainda mais suas informações para que nada seja perdido.

Minimização de erros e produtividade

Softwares ajudam a eliminar processos manuais. Isso é ótimo para projetos ferroviários, pois como é um planejamento sistêmico, cheio de esquemas ‘capilares’, os métodos precisam ser feitos da maneira mais precisa.

Assim, é possível diminuir significativamente a intercorrência de falhas humanas, bem como redução de custos de pessoal.

Redução custos e tempo

Na maioria dos projetos, os gerentes estão sempre procurando uma maneira de economizar tempo, principalmente para implementar determinado projeto dentro dos prazos e melhorar a eficiência.

Portanto, a otimização do tempo é um dos alicerces para o início da utilização do nosso software de gerenciamento de projetos, pois capacita os gestores a delegar funções rapidamente, o que traz além da eficácia também eficiência.

Por isso, uma empresa de gestão de projetos pode ser a saída para grandes projetos concessionados como as novas construções ferroviárias, sobretudo por conta de seu ‘boom’ de crescimento.

Na Techna, oferecemos o gerenciamento de projeto, visando a melhoria do andamento daquele empreendimento e, também, desde dezembro, auxiliamos com o suporte tecnológico em conjunto com o nosso programa de gestão de projetos.

Quer ajuda para seguir com seu projeto sendo mais produtivo? Nos contate!