
Maior Leilão Portuário garante destrave para gargalo logístico em 2022
Com investimentos previstos em R$ 700 milhões, licitação de terminal arrematado pela Petrobras deve administrar mudanças logísticas no Porto
Maior Leilão Portuário em 20 anos
O Governo Federal concedeu os terminais portuários em São Paulo e Santa Catarina para leilão. Dessa vez, a maior investidora foi a Petrobras.
Np último mês de novembro, a estatal levou a licitação milionária, a empresa já armazenava combustível no Porto de Santos. No leilão, sem concorrentes, a estatal pagou ao governo R$558, 2 milhões para ocupar o espaço durante os próximos 25 anos.
Já o terminal de armazenamento de combustíveis no Porto de Imbituba, no litoral catarinense, foi arrematado pela Fertilizantes Santa Catarina, que se comprometeu a pagar R$200 milhões pela concessão.
Considerado o “maior leilão portuário da história”, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, o evento foi marcado pela falta de disputas.
O plano original era conceder três áreas, uma delas também era santista, mas não houve proposta. Com a aquisição dessas duas áreas, o Governo espera investimento de, pelo menos, R$1 bilhão.
O representante da Petrobras afirmou que a vitória da estatal proporcionou um término para um capítulo complicado na logística da companhia, pois já vinham sendo operados de maneira precária.
Na ótica logística, são mais 25 anos de estabilidade jurídica para continuar atendendo os clientes estatais.
Para Fernando Biral, CEO da SPA (Santos Port Authority), a nova franquia vai solucionar o gargalo do sistema de manuseio de combustíveis do Porto.
O que acontece depois do maior leilão da história
Como já falamos, em 2021, o governo concedeu 12 terminais portuários com investimento estimado em 1,7 bilhão de reais.
O secretário de Estado do Porto, Diogo Pilone (Diogo Pilone), disse que desde 2019 já foram 33 terminais arrendados.
Dentre os investimentos previstos de R$ 678 milhões para o terminal, serão construídos dois novos berços para atracação de navios, a fim de ampliar a capacidade de processamento de combustíveis.
O subsídio pago pela estatal será destinado à Capitania dos Portos para investimento.
Investimentos em privatizações e concessões portuárias
A primeira privatização de toda a área portuária está prevista para começar nos primeiros meses de 2022. A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) deve puxar a linha.
Por conta das mudanças na maior concessão do Porto no ano passado, o investimento no Porto de Santos, considerado a joia da coroa, deve ficar em torno de R$16 bilhões.
Também estão previstas as privatizações do Porto de Itajaí em Santa Catarina e do Porto de São Sebastião no litoral de São Paulo. Até o final do ano que vem, a licitação do Porto vai gerar investimentos de 20 bilhões de reais.
Melhorias previstas para a área Portuária
O leilão fortalece ainda mais a geração de caixa da SPA e a torna ainda mais atrativa para projetos de grande porte de concessão da empresa, segundo o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas
Fernando Biral, presidente da SPA, destacou que esta não é apenas uma vitória pelo valor de investimento, mas, o mais importante é que o investimento garante que o Porto de Santos solucione o déficit histórico de capacidade, assegurando o abastecimento de toda a hinterlândia do Porto de Santos.
Assim, o SPA resolve outra responsabilidade do Porto de Santos e garante a compensação devida pela gestão do aproveitamento do patrimônio público de forma a atingir os melhores interesses do Governo e da sociedade.
Histórico de futuros Leilões Portuários
De 2019 a 2022, a SPA vai licitar 11 terminais para todos os tipos de cargas, com um investimento total de 5,7 bilhões de reais. Esse será o maior número de leilões realizados por uma única administração no Porto de Santos.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, com a locação do STS 08A, o Porto promoveu 5 dos 11 leilões com investimento contratual de 1,4 bilhão de reais.
Eles são STS 13A (granel líquido), STS 20 (granel sólido mineral), STS 14 e STS 14A (celulose) e STS 08A.
Outros deverão ser leiloados ao longo de 2022: STS 08 (granéis líquidos), STS 11 (granéis sólidos vegetais), STS 53 (granéis sólidos minerais) e STS 10, TRA Saboó e TRA Margem Left (contêineres).