As 10 áreas de gerenciamento de um projeto

O conceito de gerenciamento de projetos é bem amplo. Basicamente, gerenciar projetos é utilizar práticas para planejar, executar, monitorar e controlar os processos de organização.

Porém, para chegar em um bom gerenciamento, com qualidade nos resultados, etapas precisam ser seguidas. Afinal, quais são essas áreas de gerenciamento de projetos?

Permaneça aqui e leia mais sobre as áreas do gerenciamento.

Importância do Gerenciamento de Projetos

Não se trata apenas de coordenar pessoas e cobrar pelos resultados, trata-se mais de executar tarefas do que de liderar.

A gestão de projetos só se justifica se atender ao que foi identificado no planejamento inicial. A validade é demonstrada quando os resultados são entregues dentro dos prazos, padrões e qualidade especificados.

Tornar-se um profissional que possa aplicar as seguintes técnicas, faz de um profissional de gestão muito mais complexo. Por isso, entender o campo é necessário para as empresas que buscam eficiência em seus projetos.

Principais áreas de gerenciamento

O gerenciamento de projetos se baseia em práticas de organização divididas por áreas. Essas áreas foram definidas pelo Project Management Institute (PMI) para manejar facilmente processos, ferramentas e técnicas benéficas nessa gerência de projetos.

Você pode se perguntar:  qual a função de dividir em áreas principais? Basicamente, é orientar boas práticas e tornar o resultado de entrega de sucesso para o projeto.

Escopo

Para o dicionário, escopo é o ponto em que se mira. O que isso quer dizer em gerenciamento de projetos? Para o gerenciamento, o escopo é garantir as entregas e os objetivos exigidos no início do projeto. Tudo o que for pedido no planejamento inicial precisa ser atendido por meio das atividades designadas.

Cronograma

Cronograma é uma etapa importante e prevista em qualquer projeto. Para o gerenciamento é mais do que apenas uma parte integrante. Nada se ultrapassa por conta do que for definido no cronograma. Além dos prazos, é possível observar todas as questões gerais do projeto.

Gerenciamento de Custos

Entendendo os custos, fica mais fácil avaliar as vantagens financeiras para viabilidade do projeto. Nessa fase, são somadas todas as despesas necessárias para a execução e o cálculo do que pode ser um imprevisto.

Gerenciamento de Qualidade

Sempre é necessário determinar critérios para a execução de determinado projeto, observar a qualidade é o ponto ideal para essa área. Aqui, compreende-se os padrões, requisitos e objetivos que o projeto precisa para a execução.

Recursos

Os recursos precisam ser gerenciados para planejar toda a documentação e definição da gestão de recursos. Além disso, é nessa etapa que as estimativas das atividades são estipuladas, como contagem de materiais e recursos humanos e, assim, pode-se acompanhar a utilização e comparar com o que foi planejado.

Também, é na gerência que se desenvolve os treinamentos e capacitação da equipe. Ademais, é daqui que vem os feedbacks, os alinhamentos e a busca coletiva por soluções.

Gerência de Comunicações

A integração de todas as partes envolvidas (stakeholders) é uma atribuição importante para os projetos e suas gestões. A comunicação necessita dessa ligação entre as partes para alinhar os interesses de cada objetivo.

Para a gestão de projetos, o sucesso da entrega depende de uma boa comunicação, com boas estratégias para gerir, organizar e distribuir as informações processuais.

Gerenciamento de Riscos

Gerenciar os riscos é decisivo não apenas para evitar acidentes ou falta de segurança, é nessa área que ocorre a prevenção dos acontecimentos que não foram planejados.

O gerenciamento de risco antecipa vulnerabilidades no que é viável no projeto.

Gerenciamento de compras

Gerenciar as aquisições é importante para entender quais são as compras necessárias e qualquer outra tarefa que envolva as tratativas comerciais não relacionadas ao projeto. Determinar o que será adquirido, conduzir aquisições, gerenciar relações.

Estratégia de Stakeholders

Para os stakeholders, é preciso identificar estratégias para engajar mais e diminuir as possíveis resistências. 

Definir estratégias é basicamente ampliar seu engajamento com as partes interessadas. Com esses métodos definidos, é possível atender as necessidades de interações e controlar o relacionamento das partes envolvidas.

Gerenciamento da Integração

A integração sintetiza e alinha todas as outras nove áreas citadas.

Essa etapa tende a assegurar os problemas solucionados antes de se tornarem críticos. Aqui, a integração garante que as mudanças ocorram conforme as decisões iniciais do projeto e que todos os envolvidos fiquem cientes.

Depois de tanto conteúdo sobre as principais áreas, é importante colocar em prática e tentar boas técnicas em conjunto com as tendências para o seu projeto.

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